Membros
Associados
A OTT foi criada por 12 associados fundadores, membros do setor local de hospitalidade e turismo, comprometidos em preservar Trancoso e seu apelo turístico único nos mercados brasileiro e internacional, por meio de parcerias entre os setores privado e público.
Aliados
Empresas, organizações e ONGs alinhadas aos valores da OTT e que atuam em parceria com seus objetivos.
Agências e Operadoras de Viagem Afiliadas
Profissionais globais de turismo comprometidos com os fundamentos do turismo sustentável em Trancoso, tanto para negócios quanto para visitantes.
Ações
Os membros da OTT lideram ou apoiam diversos projetos sociais e ambientais em Trancoso. Para saber mais ou encontrar oportunidades de voluntariado, escreva para: turismo@trancoso.org.
Festival Orgânico Trancoso
Ao longo de cinco edições, o Festival Orgânico Trancoso se consolidou como referência no mundo da gastronomia com seu foco em sustentabilidade, reunindo em sua edição mais recente 30 chefs renomados junto a fornecedores orgânicos, ambientalistas e educadores.
Durante cinco dias, é realizada uma programação de almoços, jantares, aulas, palestras, degustações e experiências para moradores e turistas que visitam a região.
Único evento desse tipo na América Latina, o Festival Orgânico Trancoso oferece experiências imersivas dedicadas a conscientizar sobre os benefícios do turismo sustentável e seus impactos positivos no meio ambiente e na comunidade local.
O evento tem como objetivo promover Trancoso como referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Instituto Capim Santo
Atua para o empoderamento de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, utilizando a gastronomia como ferramenta para conectar pessoas e gerar mobilidade social.
RPPN Rio do Brasil
Localizada em Trancoso e integrante do Corredor Central da Mata Atlântica, a RPPN Rio do Brasil mantém 975 hectares de remanescentes de uma das florestas tropicais mais exuberantes e biodiversas do planeta. A reserva, criada e apoiada pela Pousada Tutabel e pelo grupo O'Canto, abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção em nível nacional e global, além de animais endêmicos da Mata Atlântica. Aberta à visitação, a Rio do Brasil utiliza a educação ambiental para influenciar gerações atuais e futuras.
Futuri – Aliança para o Turismo Regenerativo
Com mais de 300 aliados do Extremo Sul da Bahia e apoio institucional do Ministério do Turismo, da Embratur e do ICMBio, essa aliança tem como objetivo integrar os atores do turismo, aplicar práticas mais sustentáveis e desenvolver produtos turísticos mais responsáveis.
Um roteiro de 26 dias foi lançado recentemente, sendo 11 deles com base em Porto Seguro, incluindo comunidades tradicionais e indígenas, parques e reservas naturais.
ADT – Associação Despertar Trancoso
Fundada em 2010 por Kelly Fernanda Paduin, mestre em turismo e residente de Trancoso há 20 anos, a missão da ONG é defender os fundamentos e práticas do turismo sustentável e regenerativo como solução para preservar o patrimônio natural e histórico de Trancoso, ao mesmo tempo em que gera oportunidades econômicas para a comunidade.
A ADT oferece aulas gratuitas para a população local e atua em três pilares: Formação Profissional, Agroecologia e PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Além das salas de aula, sua infraestrutura conta com uma Horta Didática Orgânica e uma cozinha interna/externa utilizada para aulas de gastronomia.
Em 2017, a ADT conquistou reconhecimento nacional por ter ajuizado com êxito uma ação civil contra a Secretaria de Meio Ambiente do município, obrigando-a a aplicar as normas de proteção ambiental para garantir aos moradores de Trancoso qualidade de vida e, ao setor turístico, um futuro próspero.
Capoeira
A capoeira tem sido apoiada em Trancoso ao longo dos anos por muitos membros da OTT, sendo uma atividade fundamental para apresentar e envolver os visitantes na cultura baiana.
Em 2019, foi realizada uma celebração especial da capoeira com o resgate da histórica Puxada de Rede na praia, tradição que não era vista aqui há mais de 20 anos.
Jogos Pataxó
Os Pataxó da Bahia enfrentam muitos desafios para a sobrevivência de suas tradições, e o evento anual reúne Pataxós de várias partes do estado para dias de celebração de sua rica cultura.
Pesca Sustentável com a Conservation International Brasil
Durante o evento do Festival Orgânico, a parceira Conservation International Brasil fornece caranguejos de rio e frutos do mar de origem sustentável, além de participar de encontros atualizando os pescadores locais sobre os recursos disponíveis e técnicas para melhorar sua subsistência.
Em 2014, o setor de turismo local financiou a criação da Associação dos Pescadores de Trancoso, com o objetivo de garantir o futuro da pesca tradicional. Hoje, aproximadamente 100 pescadores de 30 famílias saem ao mar em 10 pequenas embarcações de madeira e pescam com linha na mão, em vez de usar varas de pesca. Redes de pesca são utilizadas apenas em abril, quando pequenas redes manuais são lançadas diretamente da praia para capturar o robalo, uma iguaria sazonal.
Os restaurantes locais há muito buscam fornecimento responsável junto aos pescadores tradicionais e, dependendo da estação, têm acesso a peixe vermelho, garoupa, cavala, mahi mahi, espadarte, robalo, arraia, além de caranguejos e mariscos.
União por Trancoso
Grupo representativo da comunidade que surgiu ao discutir os problemas de Trancoso e criou os comitês de Educação (que realizou a reforma escolar), Resíduos (que executou limpeza e paisagismo na lateral da ponte do rio Trancoso) e Mobilidade Urbana (que, junto à gestão pública, trabalhou no plano de verão 2023-2024).
Projeto Manduri
Dedicado a conectar pessoas para impulsionar projetos sociais e de impacto em Trancoso, atualmente conta com o projeto BIS, que promove a inclusão social e educacional de crianças por meio do basquete; o projeto CIS, que utiliza a capoeira para criar pontes sociais e valorizar o trabalho dos professores, proporcionando desenvolvimento pessoal aos alunos; e o projeto ProntaMENTE, que capacita professores e cuidadores da primeira infância por meio da plataforma Sementes Brilhantes.