UXUA Casa Hotel & Spa

Quando um hotel é mais do que um lugar para dormir? Quando ele se torna uma expressão icônica de um destino – interpretada por meio de um design tropical fantasioso e atemporal, celebrando o intercâmbio cultural e os ideais de conservação – e evolui ao longo de 15 anos até se tornar o protagonista de uma microeconomia inteira – circular em todos os aspectos – construída em partes iguais com artesanato e educação?

Esse projeto dos sonhos é o UXUA Casa Hotel & Spa, criado pelo designer holandês Wilbert Das, ex-diretor criativo e de design da marca de moda Diesel, que mudou sua vida ao se mudar para o Brasil. Batizado com a palavra indígena Pataxó que significa “maravilhoso”, o UXUA está localizado no coração da vila colonial de pescadores de Trancoso, na Bahia, e conquistou a imaginação de fãs antenados em design ao redor do mundo, além de uma clientela internacional extremamente fiel que, coletivamente, elegeu o resort como o melhor do mundo (Conde Nast Traveler’s Readers’ Choice Awards 2021).

“Ao entrar, quase se abandona algo da própria identidade, tornando-se um só com esse entorno e pessoas”, diz Lidewij Edelkoort, autora do livro UXUA Utopia. “A propriedade parece despretensiosa, mas é incrivelmente bem pensada, cada detalhe cuidadosamente planejado, cada aspecto feito à mão, cada móvel reciclado ou desenhado; uma rara combinação de mão e mente que resulta em um estilo modernista orgânico com uma estética brasileira do improviso. A arquitetura histórica tem proporções que acolhem o corpo e a alma, enquanto os detalhes pintados e coloridos contribuem para uma sensação elevada de abstração que, de alguma forma, sobrepõe qualquer noção de pensamento racional. Isso deve ser o que as escrituras chamam de paraíso."