Trancoso

Ontem, Hoje e Amanhã - um destino eternamente comprometido a preservar sua essência

Ontem - a preservação sempre foi fundamental para a identidade cultural e a qualidade de vida de Trancoso.

A vila de São João Batista dos Índios nasceu como missão jesuíta, em 1583, e ao longo dos séculos não expandiu significativamente, existindo em relativo isolamento. Assim, desenvolveu um estilo de vida pacífico e atemporal baseado em pesca, agricultura familiar e artesanato, com nativos e eventuais visitantes vivendo em harmonia com a natureza e as tradições.

Nos anos 70 começaram a chegar os primeiros hippies, caminhando pela faixa de areia desde Porto Seguro. Já então conhecida como Trancoso, a vila oferecia um modo de vida idílico aos recém chegados que encantavam-se com a receptividade local e a maneira comunitária em que o dia a dia era vivido.

Mesmo com a ausência de energia elétrica e saneamento básico, artistas e membros de movimentos de contra-cultura lentamente estabeleceram-se em Trancoso, trazendo consigo um intercâmbio cultural único que expunha os nativos à modernidade com toques hippies. Moradores locais desfrutavam de comida macrobiótica e arroz integral muito antes de provarem industrializados.

Foi alcançado um equilíbrio ideal entre estrangeiros que amavam sua nova casa, e reconheciam a ameaça que a urbanização poderia trazer para ela, e famílias locais com sabedoria centenária para preservar as suas tradições e artesanato, dispostos a unirem-se para garantir que o século XXI e a expansão de Trancoso chegaria sem prejudicar a magia do local.

 

Hoje - uma crescente fama turística e iniciativas de sustentabilidade.

O Quadrado, centro histórico e coração de Trancoso, hoje é reconhecido internacionalmente por suas singularidades preservadas ao longo de décadas. A icônica Igreja de São João Batista, ou "Igrejinha do Quadrado", as casas coloridas, o gramado exclusivo para pedestres e a ampla vista do mar e do mangue são icônicos cartões postais de Trancoso, responsáveis ​​pelo envio do apelo do destino.

O Código de Conduta do Quadrado, criado em 2015 para empresas de turismo, hotéis, restaurantes e lojas que trabalham no Quadrado Histórico, foi um passo importante para uniformizar a aplicação de melhores práticas, dependendo do Município para ser fiscalizado e aplicado.

Membros da OTT promovem o destino internacionalmente e trabalham com ênfase nas melhores práticas trabalhistas e ambientais, e nos últimos anos adicionaram às praias de Trancoso significativa infraestrutura turística, de maneira cuidadosa e frequentemente em substituição a antigas barracas e bares que operavam de maneira informal. 

Amanhã – um plano de crescimento e adaptação às mudanças climáticas para os próximos 30 anos.

Os membros da OTT acreditam que com planejamento o futuro pode trazer prosperidade e harmonia, com uma projeção de crescimento urbano para os próximos 30 anos que considera os sonhos de visitantes e moradores igualmente, permitindo que todos amem Trancoso por sua autenticidade e singularidade. Em 2025 parceiros excepcionais em conservação estão sendo recrutados para ajudar neste processo.