Turismo Sustentável

A sustentabilidade é a principal tendência no turismo e o melhor indicador de quais destinos prosperarão no futuro.

Turismo regenerativo, um termo mais recente com propósitos semelhantes, descreve melhor a missão da OTT que, com parceiros como Organic Festival Trancoso, Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), a Aliança Futuri e profissionais líderes no mercado de hospitalidade, visa alavancar o turismo de Trancoso de forma inovadora, ao mesmo tempo em que financia investimentos em conservação da natureza e educação, estabelecendo um modelo de turismo que não esgota o destino, mas o fortalece.

O maior beneficiário das práticas de turismo sustentável são as comunidades locais, com impactos mensuráveis em sua qualidade de vida e oportunidades econômicas que perdurarão também para as futuras gerações.

O turismo sustentável é controverso?

Não. Os princípios do turismo sustentável são universalmente aceitos em todo o mundo, e mesmo conceitos anteriormente pouco compreendidos, como limites de capacidade, cotas e impostos turísticos, são agora endossados por grupos tradicionais da indústria, bem como pela OMT (Organização Mundial do Turismo da ONU).

O turismo sustentável "parece" controverso?

Às vezes, pode parecer. Porque a essência da sustentabilidade é o planejamento turístico, e planejar significa incentivar certas atividades econômicas enquanto limita ou impede outras, tudo em prol de uma maior prosperidade a longo prazo para todos, e impor limitações ao crescimento pode parecer controverso.

 

O maior desafio do turismo sustentável é lidar com líderes públicos que rejeitam o planejamento econômico de longo prazo, apoiando em vez disso o crescimento a qualquer custo e obtendo vantagem política ao aprovar qualquer proposta que gere renda imediata, mesmo que seja destrutiva para a comunidade e o setor turístico.

 

No entanto, qualquer questionamento dos princípios da sustentabilidade pode ser respondido com educação, conscientização e organização.

 

Se você conhece algum grupo que deseja aprender mais sobre turismo sustentável, a diretoria da OTT pode organizar workshops ou palestras em centros comunitários ou empresas privadas, juntamente com a Associação Despertar Trancoso, que tem como missão o ensino de turismo sustentável desde 2010, assim como a Aliança Futuri para o turismo regenerativo.

O que a sustentabilidade em áreas de alto turismo deve incluir?

*   Espaços públicos que destacam a autenticidade e a história do local em todos os sentidos

*   Espaços públicos livres de atividade comercial informal excessiva

*   Valores de cidade verde, priorizando áreas com árvores, florestas urbanas e garantindo a proteção dos biomas

*   Ruas e caminhos seguros para pedestres e ciclistas

*   Ar e água limpos

*   Preservação das tradições culturais, artesanato e culinária local

*   Aplicação rigorosa de regulamentos, promovendo o crescimento econômico formal e controlado

*   Gestão de resíduos “invisível”, com tratamento adequado

*   Investimento privado em infraestrutura para espaços de eventos, hotéis, lojas, lazer e transporte

*   Equilíbrio cuidadosamente balanceado entre o investimento público em serviços públicos e planejamento e o da promoção do turismo

*   Planejamento, planejamento, planejamento!

*   Educação, educação, educação!

Áreas de alto impacto turístico NÃO devem ter:

*   Sinais excessivos de urbanização, como estacionamento na rua, tráfego, linhas de energia, sinalização comercial

*   Lixo visível e poluição sonora

*   Atividade comercial não licenciada e descontrolada que sufoca o investimento e a concorrência

*   Ônibus turísticos e turismo de um dia com alto impacto ambiental e baixo valor para o destino

*   Notícias falsas sobre a economia do turismo, promovendo a "imediatidade" em vez da prosperidade a longo prazo

Existem manuais de melhores práticas de turismo sustentável disponíveis aqui?

A Aliança Futuri é uma iniciativa informal e voluntária com gestão transversal descentralizada, composta por instituições e indivíduos envolvidos direta ou indiretamente na gestão e operação do turismo na região do extremo sul da Bahia, comprometida com o desenho e execução de ações em favor de um turismo mais sustentável e regenerativo.

Para dicas práticas sobre como ser mais sustentável no turismo, acesse o Manual de Boas Práticas da Futuri.

 

Em tempos de crise, comunidades sustentáveis não se fragmentam, elas se unem.

Criado em março de 2020 em resposta ao fechamento repentino da economia de Trancoso devido à pandemia de Covid, o Alimente Trancoso uniu empresas locais, doadores e voluntários que, durante 7 meses, distribuíram 127 toneladas de cestas básicas e 61 mil itens de higiene pessoal e limpeza para famílias vulneráveis em Trancoso e região.