Futuri

Aliança Pelo Turismo Regenerativo

Idealizado pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), a Futuri atua nos municípios de Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Sul da Bahia, casa da maior diversidade marinha do oceano Atlântico Sul. 

A iniciativa é parte do projeto Turismo+Sustentável da CI-Brasil, financiado pelo Fundo Abrolhos T&M, Instituto humanize, Uxua Casa Hotel & Spa, e WWF e que também conta com o apoio do setor público (SETUR – Secretaria de Estado de Turismo, Secretarias municipais e estadual do Meio Ambiente, ICMBio), Câmaras Técnicas de Turismo, setor privado, terceiro setor e comunidade local. Setores que, juntos, buscam incentivar e promover a interação entre os aliados do projeto e a troca de experiências bem-sucedidas na adoção de práticas sustentáveis, propondo também a parceiros e fornecedores critérios mínimos de sustentabilidade e a oferta de serviços de impacto positivo para a natureza, os turistas e os próprios moradores.

Guia de Boas Práticas para Turismo Sustentável

Para acessar dicas práticas de como atuar de forma mais sustentável no turismo, acesse o Manual de Boas Práticas , um guia único criado com contribuições de 2000 parceiros da Aliança Futuri. 

Em 2025, em acordo com a Secretaria Municipal de Educação, este guia será distribuído aos alunos das escolas públicas do Distrito de Porto Seguro.