Valores da OTT - Organização Turismo de Trancoso

O turismo pode ser extremamente edificante. Quando bem administrada, esta indústria pode ser catalisadora da recuperação de recursos naturais e do patrimônio cultural, protegendo a autenticidade de um destino e maximizando oportunidades econômicas a longo prazo para todos, garantindo simultaneamente qualidade de vida para a comunidade local e experiências de qualidade para visitantes. A seguir, os valores de planejamento sustentável com os quais os membros da OTT estão comprometidos, e que são de interesse de seus sócios, clientes, funcionários e da comunidade em que estão inseridos.

  • O verde vale ouro. A presença de árvores e vegetação abundante define Trancoso, limpa o ar, ameniza a temperatura e esconde seu crescimento urbano. O verde é nosso passado e nosso futuro.
  • Áreas centrais livres de carros são um símbolo de urbanismo verde ao redor no mundo, não só em destinos turísticos como em capitais globais em busca de melhor qualidade de vida. Turistas contam com isso.
  • Quanto menos trânsito de veículos motorizados em áreas de alto impacto turístico, maior é o potencial turístico de longo prazo.
  • Áreas de estacionamento nunca foram cruciais em certos espaços, como o Quadrado, mesmo com o crescimento exponencial da atividade comercial e da valorização imobiliária, o que deixa claro que a delimitação de áreas de estacionamento no entorno do centro histórico não deve ser fator determinante no planejamento urbano, e sim a meta de respeitar a atmosfera histórica e garantir opções seguras e agradáveis a pedestres.
  • Desenvolvimento de soluções de estacionamento fora das vias públicas em todas as áreas de Trancoso, não exclusivamente no centro histórico, deve ser uma prioridade conforme a cidade cresce e o número de carros aumenta.
  • Caminhar é saudável, não poluente, consistente com uma atmosfera histórica e promove o consumo e a expansão do centro comercial de Trancoso.
  • O ciclismo deve ser incentivado, seguro e conveniente, não uma atividade cheia de riscos, e estacionamentos para bicicletas devem ser gratuitos e seguros.
  • Calçadas e ciclovias são investimentos que se pagam através do aumento da qualidade de vida urbana e redução da poluição. Trancoso deve se posicionar como um líder brasileiro, conectando seus bairros mais vitais e áreas de interesse econômico e turístico por meio de “corredores verdes”. Caminhos de Trancoso deve ser uma nova iniciativa essencial, tanto de mobilidade urbana como de trilhas esportivas.
  • Quando veículos motorizados forem necessários, deve-se optar preferencialmente por opções elétricas.
  • Nenhuma cidade jamais se arrependeu da criação de parques. A cidade e empreendedores devem planejar uma séries de espaços verdes e recreativos, florestas e jardins urbanos, assim como instalações esportivas, todos conectados por ciclovias (uma taxa de turismo bem divulgada e dedicada exclusivamente a financiar este planejamento, por exemplo, seria um excelente e muito positivo atrativo comercial para Trancoso).
  • O Bosque é tão importante para o futuro de Trancoso quanto o Quadrado. Em um distrito cada vez mais urbanizado sua existência como um jardim/floresta urbana (seu propósito original) protegido é inestimável como parte do DNA de turismo sustentável de Trancoso, e pode valorizar toda a área em seu entorno.
  • A administração de destinos históricos e naturais inclui o domínio da arte de “esconder” trânsito, lixo, redes de energia, telefonia e caixas d'água. Esta deve ser uma prioridade aperfeiçoada ano após ano a fim de restaurar a atmosfera histórica de Trancoso que lhe torna mais apto a competir globalmente pelo turismo.
  • Em uma era digital, cartazes e placas não são necessários. Sinalização comercial deve ter inspiração local e contribuir com a criação de uma atmosfera rústica.
  • Poluição luminosa e sonora são facilmente evitáveis com planejamento e investimento, especialmente com a adoção de novas tecnologias.
  • Viajantes e agentes de viagens procuram, pagam por e esperam um ambiente tranquilo nas férias. A poluição sonora destrói não só o turismo, mas a saúde e a qualidade de vida dos moradores, e deve ser evitada com profissionalismo como em todos os destinos de qualidade. Este é um ponto de consenso no setor de hospitalidade em todo o mundo, e não controverso, portanto não é necessário que a OTT dedique-se a esta questão a não ser para estabelecer exemplos responsáveis de gestão de eventos.
  • A saúde dos rios e canais de Trancoso é vital para o seu futuro e fundamental para nossa biodiversidade e beleza de nossa paisagem, além de oferecer ricas oportunidades de esportes de aventura muito procurados por residentes e turistas. O compromisso com a conservação das bacias hidrográficas locais é também um compromisso com a qualidade das nossas praias, cruciais para o bem-estar de todos.
  • É um erro converter espaços públicos (parques, ruas e calçadas) em áreas comerciais para atividades econômicas informais. Vai de encontro a tendências globais de turismo sustentável e é contra os interesses de longo prazo da comunidade local, criando um aspecto indesejado de turismo de massa/over-tourism no destino.
  • Assim como em todos os principais destinos turísticos, a atividade de ambulantes deve ser supervisionada com normas para dias, horas e produtos, além de incentivar a venda de produtos artesanais em lojas e boutiques.
  • A presença de lojas, comércio e atendimento de qualidade é um aspecto essencial do turismo. Reduzir a atividade comercial excessiva em espaços públicos incentivará investimentos privados no setor de lojas e butiques, auxiliando o crescimento do setor artesanal em Trancoso, profissionalizando-o e criando crescimento de empregos a longo prazo, além de uma economia de exportação do design e artes de Trancoso.
  • A OTT valoriza as festas religiosas tradicionais, considerando-as pilares do patrimônio cultural local, porém atenta que o envolvimento do Município traz cada vez mais riscos de transformá-las em “eventos municipais”, substituindo tradição por aspectos políticos e comerciais que diluem a identidade cultural única de Trancoso e seu apelo turístico especial.
  • Em todo o mundo, destinos históricos e de natureza sensíveis estão discutindo o tema de capacidade máxima de visitantes. Para um melhor crescimento econômico de Trancoso e proteção a seu patrimônio é necessário o incentivo ao turismo de pernoite e estadias longas em vez de visitas bate e volta.
  • A fama de Trancoso está alicerçada em sua identidade acolhedora, assim, lojas pop up, ativações de marcas e ações patrocinadas por marcas são bem vindas, mas com a expectativa de cuidado especial com a identidade e valores de Trancoso e região, além da prosperidade a longo prazo da comunidade.

← Voltar à página inicial